Agente causador:Quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em 13 G/DL para mulheres , e 11 G/DL para gestantes e crianças de 6 meses e 6 anos .
Na anemia aguda (perda súbita de sangue) a falta de volume no sistema circulatório é mais importante que a falta de hemoglobina .A perda de até 10% do volume sangüíneo , como a que ocorre numa doação de sangue ,é bem tolerada .
Nas anemias crônicas não há baixa do volume sanqüíneo , que é compensado por aumento do volume plasmático.
Sintomas: Em casos leves praticamente, não existem sintomas, em casos graves pode aparecer palidez, dificuldades respiratórias, palpitações e fadiga.
Tratamento: Anemia cura-se em dois a três meses com a administração de sulfato ferroso oral.Outros compostos de ferro, mais caros e comercializados com a alegação de que são melhor tolerados pelo trato digestivo, tem absorção insatisfatória.Querer tratar a anemia com "alimentos ricos em ferro" (os pacientes geralmente citam fígado, espinafre, feijão, beterraba-esta pela cor) não tem cabimento:o ferro alimentar é sempre insuficiente para esse fim.Se persistir a causa da anemia, como por exemplo, em caos de hipermenorréia intratável , a anemia reaparecerá alguns meses ou anos após a cura com tratamento.Nesses casos sugere-se um controle periódico pelo hemograma com repetição do tratamento quando necessário.
Prevenção: Comer alimentos que contenham vitaminas B¹², ácido fólico, vitamina C, ou elementos como cobre e cobalto.
Referencia: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php
Conclusão: Bem entendi que devemos tem uma alimentação váriada e ao mesmo tempo equilibrada ... frutas, verduras, sucos, ...tudo que tenha vitaminha e que traga algo de bom a sua saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário